1. Início
  2. Ação Social
  3. Município de Abrantes alarga apoio às famílias

Município de Abrantes alarga apoio às famílias

Durante o ano de 2022, o Município de Abrantes apoiou na área social 707 indivíduos no âmbito do programa “Alimentos para tod@s”.

Na reunião de Câmara de 23 de janeiro de 2023, foram aprovados por unanimidade os relatórios anuais referentes aos programas de apoio social “Alimentos para tod@s” e Fundo de Apoio e Emergência Social do ano de 2022.

No âmbito do programa “Alimentos para tod@s”, foram entregues, durante o ano de 2022, um total de 296 cabazes alimentares, que apoiaram um total de 707 indivíduos.

“Alimentos para tod@s” foi uma medida extraordinária de apoio criada no âmbito do impacto causado pela pandemia da Covid-19, para apoiar as famílias com crianças em idade escolar ou outras que necessitassem de apoio alimentar e não tinham possibilidade de fazer face a esta carência, tendo a Câmara Municipal de Abrantes alargado esta medida às famílias que comprovadamente estivessem com necessidade económica.

Por sua vez, no âmbito do Fundo de Apoio e Emergência Social, durante o ano de 2022, foram solicitados 7 apoios por parte das Juntas de Freguesia, com carater urgente, tendo após validação e análise técnica sido prestados 5 apoios de ajuda alimentar urgente; 1 apoio de medicação urgente e um apoio de pagamento de eletricidade.

Recorde-se que o Fundo de Apoio e Emergência Social é uma medida criada em dezembro de 2020, na sequência da pandemia, para prestar apoio a grupos de vulnerabilidade social nomeadamente para despesas de aquisição de alimentos e produtos de higiene de primeira necessidade, bem como para medicação com receita médica ou considerada urgente, transportes (quando considerado urgente e inadiável) e prestar atenção e apoio psicossocial, em parceria com as Juntas de Freguesia.

De salientar que este apoio é cedido após esgotadas todas as outras respostas sociais, sendo que muitas situações foram encaminhadas para outras medidas sociais mais adequadas.

A Vereadora Raquel Olhicas esclarece que “com a descentralização de competências e com a assunção dos Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), desde o dia 1 de janeiro de 2023, a autarquia passa a ser a porta de entrada de todos estes processos e está a ser feita uma triangulação minuciosa ao nível destes apoios. Estamos em contacto permanente com o CRIA, com o Banco Alimentar e com a Cruz Vermelha Portuguesa para que haja uma concertação de apoios e recursos e para que assim se evite o desperdício alimentar”.

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, esclareceu que “tem havido articulação entre as diferentes instituições para que tudo funcione bem” e acrescentou que “as transferências de competências estão relacionadas com esta maior proximidade e para que tudo possa funcionar melhor ao serviço das pessoas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
Ação SocialDESTAQUE
Menu