1. Início
  2. Cultura
  3. MIAA distinguido com prestigiado prémio na vertente de Reabilitação Urbana

MIAA distinguido com prestigiado prémio na vertente de Reabilitação Urbana

O MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, instalado no Convento de S. Domingos, em Abrantes, foi distinguido com o Prémio Nuno Teotónio Pereira 2022, na vertente de Reabilitação Urbana de Edifício de Equipamento, do IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

A cerimónia de entrega das distinções do Prémio Nuno Teotónio Pereira decorreu esta segunda-feira, 30 de janeiro, no Museu da Eletricidade, em Lisboa, onde o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, João Gomes, recebeu o galardão. Na cerimónia estiveram também presentes a Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e a Presidente do IHRU, Isabel Dias.

Com o projeto de requalificação do Convento de S. Domingos, para instalação do MIAA, da autoria do arquiteto João Luís Carrilho da Graça, o Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, em Abrantes, inaugurado a 8 de dezembro de 2021, tem museografia da autoria do designer Nuno Gusmão e museologia do Professor Doutor Fernando António Batista Pereira e do Professor Doutor Luiz Oosterbeek. O projeto de paisagismo é assinado pelo arquiteto paisagista João Gomes da Silva e a empreitada foi executada pela empresa Teixeira, Pinto & Soares, S.A.

O Prémio Nuno Teotónio Pereira é o mais antigo no setor do imobiliário em Portugal e visa a atribuição de distinções de prestígio em duas vertentes: a da reabilitação urbana e a de trabalhos de produção científica, premiando os bons exemplos e incentivando as boas práticas na requalificação das cidades.

Na edição de 2022, foram apresentadas 55 candidaturas a concurso, 45 das quais na vertente de Reabilitação Urbana e 10 na vertente de Trabalhos de Produção Científica.

A vertente de Reabilitação Urbana do Prémio Nuno Teotónio Pereira tem como objetivos valorizar e promover o trabalho realizado por projetistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana, bem como promover as boas práticas e divulgar as melhores intervenções na perspetiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas.

Com centenas de peças que reconstituem contextos históricos variados, num arco cronológico que vai da pré-história à arte contemporânea, o MIAA é um museu interdisciplinar que integra peças do acervo municipal de arqueologia e arte do Município de Abrantes, bem como espólio de pintura e desenhos da pintora Maria Lucília Moita e parte da Coleção Estrada, propriedade da Fundação Ernesto Lourenço Estrada, Filhos. No MIAA, encontra-se ainda a Coleção de Arte Contemporânea Figueiredo Ribeiro e um conjunto de outras salas que acolhem exposições temporárias.

A Rede de Museus de Abrantes, em que o MIAA assume um papel de liderança, inclui o Panteão dos Almeida (vencedor dos prémios “People´s Choice Award 2022” e “Interior Exhibition & Museum”, em 2022), o Museu MDF – Metalúrgica Duarte Ferreira, em Tramagal (Prémio Museu do Ano em 2018), quARTel – Galeria Municipal de Arte e, em breve, o Museu de Arte Contemporânea Charters de Almeida, a instalar no Edifício Carneiro, cuja obra se encontra em fase de conclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
CulturaDESTAQUEUncategorized
Menu