A Endesa, em parceria com a ISQ Academy, anunciou o lançamento do curso “Técnico(a) de Instalações Elétricas e Fotovoltaicas – Autoconsumo”, com o objetivo de promover o desenvolvimento económico e a criação de emprego na região de implantação do Projeto de Transição Justa do Pego.
O curso é gratuito e terá uma duração total de 150 horas de formação, destinando-se a capacitar 25 indivíduos por edição na área das instalações elétricas e fotovoltaicas, com prioridade para residentes, desempregados e mulheres.
As inscrições para a primeira edição estarão abertas de 15 a 19 de junho de 2023.
O curso terá início a 21 de junho e será realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, nas instalações da Junta de Freguesia do Pego, localizada na rua Horta do Cano 134, 2205-308 Pego, Abrantes.
O programa formativo será composto pelos módulos: Eletricidade Geral – Fundamentos (30 horas); Instalações Elétricas e Fotovoltaicas – Regras Técnicas (30 horas); Tecnologia Fotovoltaica (PV) e Aplicações (70 horas); Saúde e Segurança em Instalações Elétricas (20 horas).
Componente teórica (T): 80 horas; Componente prática (P): 70 horas.
Os candidatos selecionados terão acesso a formação teórica e prática que os irá capacitar e preparar para enfrentar os desafios do setor energético.
As inscrições podem ser feitas através do link https://freeonlinesurveys.com/s/qmKNnadH/i/0 ou através do código QR disponibilizado no final deste comunicado de imprensa. Mais informações podem ser obtidas através do contacto mjroque@isq.pt.
O Plano de Formação da Endesa reafirma o compromisso da empresa em impulsionar o desenvolvimento económico e social da região onde o Projeto de Transição Justa do Pego está a ser implementado.
Com este curso, a Endesa oferece uma oportunidade de aprendizagem de alta qualidade, capacitando os participantes com conhecimentos teóricos e práticos essenciais no setor das instalações elétricas e fotovoltaicas.
Os candidatos que concluírem com sucesso o curso receberão uma certificação profissional, certificada pela Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), reconhecendo as suas competências e formação na área das instalações elétricas e fotovoltaicas.
Estão programadas oito edições para o curso, com duas edições em 2023, quatro em 2024 e mais duas em 2025. Cada edição terá capacidade para 25 pessoas.
Plano Global de Formação da Endesa
A proposta apresentada pela Endesa inclui um projeto de formação e de desenvolvimento social e económico para a região.
A Endesa elaborou um Plano Global de Formação, que permitirá a reciclagem profissional e abrirá também a possibilidade de futuros empregos para os desempregados da região. Este Plano Global de Formação inclui cursos que vão desde a construção e instalação de centrais solares até à operação e manutenção de centrais renováveis. Além disso, inclui atividades no setor primário, uma vez que estas serão integradas em todas as instalações da Endesa, envolvendo agricultura ou apicultura entre os painéis. Também estão incluídos cursos de competências transversais, na área de gestão e tecnologia.
As iniciativas do Plano Global de Formação destinam-se principalmente aos habitantes da região onde o Projeto de Transição Justa do Pego está a ser implementado, com prioridade para residentes, desempregados e mulheres.
Esta formação é essencial para abordar os novos projetos de energias renováveis da Endesa na região, uma vez que é necessária mão-de-obra qualificada. A Endesa compromete-se a criar 75 postos de trabalho diretos permanentes, dando prioridade à contratação de antigos trabalhadores da Central do Pego.