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Município de Abrantes apresentou revisão do Projeto Educativo Municipal e assinou Pacto Educativo Local

Documento estratégico na área, o Projeto Educativo Municipal estabelece um conjunto de ações orientadoras para os próximos anos que assentam em seis eixos de ação e na criação de projetos-âncora, como é exemplo o Festival das Juventudes, onde o envolvimento e a participação de toda a comunidade educativa são fundamentais.

O auditório da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes, em Abrantes, acolheu esta quarta-feira, 22 de março, o Fórum do Conhecimento onde foi apresentada a revisão do Projeto Educativo Municipal (PEM) durante o Conselho Municipal de Educação que esteve aberto ao público em geral.

Na ocasião, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, começou por explicar que “após 6 anos de implementação do Projeto Educativo Municipal, chegou o momento de apresentarmos a revisão deste documento estratégico, procurando dar respostas atualizadas às novas realidades educativas, familiares e sociais, muito alteradas em função do histórico contexto de pandemia e dos novos desafios mundiais”.

Este é “um projeto educativo para o nosso futuro coletivo e que dá continuidade à construção de um concelho multicultural, inclusivo, inovador, formativo e promotor dos mesmos direitos, deveres e oportunidades para todos e todas”, salientou Manuel Jorge Valamatos acrescentando que “o Projeto Educativo Municipal que hoje apresentamos contêm as linhas de intervenção estratégica e os projetos âncora que nos permitem olhar para o futuro com otimismo”.

São seis os eixos estratégicos que compõem o novo Projeto Educativo Municipal para os anos letivos no período 2022-2025: equidade e igualdade de oportunidades no acesso e sucesso educativos; qualificação profissional e emprego; promoção do conhecimento e aprendizagem ao longo da vida; articulação e cooperação institucional; valorização dos recursos educativos e investigação em educação e formação.

Cada um destes eixos de ação terá ações concretas e projetos-âncora como é disso exemplo a realização do Festival das Juventudes, que este ano se irá realizar nos dias 4, 5 e 6 de maio, onde se pretendem divulgar as várias ofertas formativas para os jovens, ou o GIRE – Gestão Integrada dos Recursos Educativos que permitirá uma gestão integrada de proximidade dos equipamentos, refeições e transportes escolares.

Durante o Fórum do Conhecimento, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes foi o primeiro subscritor do Pacto Educativo Local que estabelece os seis eixos prioritários de ação e se apresenta como um compromisso perante a sociedade.

José Matias Alves, professor da Universidade Católica do Porto, marcou presença no Fórum do Conhecimento onde destacou a importância da educação “que é a base do futuro” e a relevância “da participação e interação de todos” no processo educativo. Caracterizou o Pacto Educativo Local como “um instrumento para a criação de um espaço público para a educação” para “gerar sintonia e compreensão mútua”, salientando que este documento encerra em si vários compromissos como colocar a pessoa no centro do processo educativo; ouvir as gerações mais novas; favorecer a participação das crianças e adolescentes nos processos educativos; considerar a família como fundamental no processo educativo; educar para o acolhimento aos excluídos e marginalizados e criar melhores oportunidades e condições para melhorar a vida pessoal, social, cultural e económica da comunidade abrantina.

O Fórum do Conhecimento contou ainda com um momento de atividades ao vivo e a cores com a venda de produtos da terra pelos alunos da EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, com a atuação dos alunos do Curso de Artes do Espetáculo da Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Fernandes e uma exposição de trabalhos dos alunos do Curso de Artes da Escola Básica e Secundária Dr. Solano de Abreu.

A sessão de abertura do Fórum do Conhecimento contou com a atuação do Grupo Coral “Primeira Voz”, do Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, e o encerramento esteve a cargo de duas alunas do Curso de Música da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes.

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