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CHMT apresenta “resultados expressivos na prestação de cuidados de saúde à população”

O Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) alcançou em 2022 resultados expressivos na prestação de cuidados de saúde à população.

Os dados a atividade da Instituição ficaram, assim, praticamente em linha com aqueles registados na pré-pandemia, o que permite concluir que a atividade assistencial está a ser desenvolvida em pleno e que no ano agora em curso seja mantida a trajetória de melhoria sustentada dos principais indicadores.

A percentagem de concretização das metas contratualizadas entre o CHMT e o Ministério da Saúde foi bastante elevada. As principais linhas de atividade da Instituição apresentam, assim, resultados crescimento homólogo (ou seja, comparando com o ano anterior) superiores a 9%.

Internamento, Consulta, Hospitalização Domiciliária, Cirurgia, Hospital de Dia, Maternidade e Urgência. São estas as grandes áreas da atividade do CHMT, cujos dados são agora divulgados na sequência do apuramento definitivo de todos os dados estatísticos referentes ao ano transato.

“Este foi um ano de alcançar objetivos. Mas não esquecemos que por detrás destes dados estatísticos estão pessoas de carne e osso: os utentes, que beneficiaram dos cuidados de saúde proporcionados pela Instituição, e os seus profissionais, que com o seu empenho e competência técnica permitiram alcançar estes resultados”, diz Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração do CHMT. “O ano de 2022 foi um ano desafiante, dado que era necessário recuperar o acompanhamento e tratamento dos utentes cuja situação de saúde se agravou com a pandemia, ao mesmo tempo que essa pandemia ainda se fazia sentir em diversos níveis”, diz Casimiro Ramos.

Assim, no que diz respeito ao Internamento, a atividade registou 15.704 altas, traduzindo-se num aumento acumulado de 13,8%. Ou seja, mais 1.902 doentes face ao ano anterior.
A demora média registou um decréscimo de 0,59 dias face ao ano anterior. Ou seja, a conjugação destes dois indicadores (número de altas e demora média) indicam que houve mais doentes a beneficiarem do internamento proporcionado pela Instituição.

Na área da Consulta, realizaram-se 179.349 consultas externas, um aumento expressivo de mais 12.387 consultas comparativamente com o ano anterior. Destacam-se as seguintes especialidades: para o total de consultas médicas, Dermatologia com mais 61% de consultas; nas primeiras consultas, a maior variação percentual positiva verifica-se na Pedopsiquiatria, com mais 88% de consultas.

Na Hospitalização Domiciliária, registaram-se 143 doentes tratados, uma diminuição de seis doentes face a 2021. Este aumento explica-se, entre outros fatores pelo aumento da demora média acumulada de 12,97 dias (mais 1,47 dias) face ao ano anterior.

A Cirurgia apresenta também indicadores de evolução expressivos. Realizaram-se 10.610 cirurgias programadas, o que representa um aumento de mais 1.845 cirurgias (mais 21%) comparativamente com o ano anterior.
O maior aumento, em termos absolutos, regista-se nas seguintes especialidades: Oftalmologia (mais 823 cirurgias) e Ortopedia (mais 604 cirurgias). De notar que oito das 10 especialidades cirúrgicas do CHMT situaram-se ao nível ou acima da atividade cirúrgica programada, face ao ano anterior.

O Hospital de Dia é um Serviço onde os utentes podem realizar tratamentos demorados e/ou com produtos de utilização exclusiva hospitalar, em ambiente resguardado, sem necessitarem de internamento. Em 2022, o hospital de dia realizou um total de 32.461 sessões, verificando-se um crescimento de mais 13,9% (mais 3.966 sessões em termos absolutos) comparativamente ao ano anterior.

No que diz respeito à atividade da Maternidade, registaram-se 688 partos, com a curiosidade de terem nascido 693 bebés. Ainda assim, em 2022 realizaram-se menos 25 partos face ao período homólogo.

A atividade desenvolvida na Urgência indica igualmente um aumento da procura por parte dos utentes, dado que em 2022 foram realizados 154.139 atendimentos urgentes no CHMT, verificando-se um crescimento homólogo de 27,2% (mais 32.926 episódios), que equivalem a 422 episódios, em média, por dia. Refira-se ainda que o número dos doentes internados após entrada num serviço de urgência do CHMT encontra-se nos 8,1%, uma diminuição de cerca de 1,2% face ao ano anterior.

“O Conselho de Administração gostaria de publicamente uma palavra de reconhecimento à comunidade que servimos, pela confiança depositada na Instituição”, diz Casimiro Ramos. “Impõe-se também uma palavra de agradecimento aos nossos profissionais, em todas as suas áreas, por terem sido capazes de corporizar o sentido de serviço público que está no ADN do CHMT”, conclui.

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