A atividade assistencial nas três unidades hospitalares do CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo deu um importante passo no reforço da humanização dos cuidados de saúde. Desde dia 1 de setembro, que os acompanhantes dos doentes admitidos passaram a ter conhecimento das atualizações do estado de saúde do seu familiar/ente querido, desde o momento da sua admissão na unidade hospitalar, até à sua saída, após alta médica.
A informação a prestar aos acompanhantes dos doentes – ou a outra pessoa significativa que o utente indique, no momento da sua admissão – será enviada por SMS/mensagem escrita para o número de telemóvel indicado. Nesta fase inicial da implementação desta solução tecnológica automatizada, as informações enviadas, são de caráter administrativo e estarão relacionadas com a admissão no Serviço de Urgência do doente, e do seu encaminhamento para os serviços subsequentes. Progressivamente este serviço será alargado, através da instalação de uma aplicação, em que os utentes poderão ter acesso a outras funcionalidades, como por exemplo, a obtenção de senha para consulta externa sem necessidade de utilizar o quiosque, ou de ser informado da data de uma consulta.
Nesta fase, as mensagens a enviar contêm informação relativa a cada um dos seguintes momentos no atendimento:
– Admissão na urgência;
– Doente em Triagem;
– Atendimento médico;
– Realização de exames;
– Alta médica.
O CHMT considera que “A humanização da saúde é uma missão e responsabilidade de todos os profissionais de saúde do CHMT. O CHMT passa assim a fazer uso da tecnologia para melhorar a qualidade das relações interpessoais entre a instituição e os acompanhantes dos doentes, oferecendo assim um atendimento mais humanizado, digno e solidário”.