1. Início
  2. Abrantes
  3. José Luís Peixoto percorre concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal em novo livro

José Luís Peixoto percorre concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal em novo livro

“Onde”, o novo livro de José Luís Peixoto, um roteiro literário pelos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal, “aos territórios de António Botto, Camões e Gil Vicente”, é publicado esta quinta-feira.

José Luís Peixoto, autor premiado e reconhecido internacionalmente, desafia-nos a acompanhá-lo ao longo de um território de paisagem e de escrita, de pequenas e de grandes descobertas, de enormes revelações. O lugar onde estamos é a vida. Livro múltiplo e absolutamente coeso, sobre miradouros e distância, árvores e tempo, rios e caminho, sobre fé, história, sobre ler, estar e ser, sobre Abrantes, Constância, Sardoal e o mundo inteiro”, reúne “textos ou lugares, talvez poemas”, escreve a editora, na apresentação da obra.

José Luís Peixoto, que tem romances traduzidos em mais de 30 idiomas, nasceu em 1974, na freguesia de Galveias, no distrito de Portalegre. Em 2001, recebeu o Prémio Literário José Saramago, pelo romance “Nenhum Olhar”. Em 2007, o romance “Cemitério de Pianos” garantiu-lhe o Prémio Cálamo Otra Mirada, que distingue o melhor romance estrangeiro publicado em Espanha.

José Luís Peixoto tem, aliás, acumulado prémios. Com “Livro”, venceu o Prémio Libro d’Europa, atribuído em Itália ao melhor romance europeu de 2012. “Galveias”, recebeu no Brasil o Prémio Oceanos/2016, para a melhor obra literária em língua portuguesa editada no ano anterior.

Na área da poesia, o título “Gaveta de Papéis” recebeu o Prémio Daniel Faria e “A Criança em Ruínas”, o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/2013. Em 2012, publicou “Dentro do Segredo — Uma viagem na Coreia do Norte”, que foi a sua primeira incursão na literatura de viagens. No ano passado, publicou “Almoço de Domingo”, uma abordagem biográfica ao empresário do café Rui Nabeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
AbrantesCulturaDESTAQUEUncategorized
Menu