1. Início
  2. Saúde
  3. CHMT assinala Dia Internacional da Saúde da Mulher

CHMT assinala Dia Internacional da Saúde da Mulher

Este sábado, dia 28 de maio, o Centro Hospitalar do Médio Tejo assinalou o Dia Internacional pela Saúde da Mulher. Este dia, criado em 1987, tem como objetivo chamar a atenção e promover a consciencialização da sociedade para os diferentes problemas ligados à saúde e às condições de vida da população feminina, principalmente no âmbito dos direitos sexuais e reprodutivos.

É inegável que existem patologias e sintomas exclusivos das mulheres que obrigam a uma vigilância atenta e sobretudo a uma prevenção redobrada. Prevenção é a palavra de ordem, e é essa mesmo a mensagem que Ivone Caçador, médica especialista em saúde da mulher, Diretora Clínica e Diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), deixa a todos as mulheres: as patologias mais graves, como é o caso dos cancros que atingem exclusivamente as mulheres são tratáveis, com elevada taxa de sucesso, se detetados numa frase inicial.

Por isso mesmo é essencial que todas as mulheres em idade fértil consultem pelo menos uma vez por ano um ginecologista e façam com alguma regularidade os rastreios gratuitos disponibilizados pelo Serviço Nacional de Saúde. As patologias malignas como o cancro do colo do útero, o cancro da mama assim como doenças benignas, mas com um impacto muito importante na qualidade de vida das mulheres como os miomas, a endometriose, as infeções urinárias e vaginais estão entre as principais doenças que afetam o sexo feminino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s): Saúde
Menu