1. Início
  2. Cultura
  3. Festas de Abrantes de 9 a 15 de junho

Festas de Abrantes de 9 a 15 de junho

O Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, acompanhado pelo Vereador Luís Dias e pela Chefe da Divisão da Cultura e Turismo, Anabela Diogo, apresentaram esta segunda-feira, 2 de maio, em conferência de imprensa, o programa das Festas de Abrantes 2022.

“Hoje é um dia muito importante para a nossa comunidade porque a realização das Festas de Abrantes são um sinal de otimismo, são momentos de grande mudança na economia e na sociedade”, começou por referir Manuel Jorge Valamatos.

O Aquapolis Sul, em Rossio ao Sul do Tejo, irá receber o concerto de abertura das Festas de Abrantes, no dia 9 de junho, com Rita Guerra e Héber Marques, acompanhados pela Orquestra Ibérica e o International Voices Ensemble. Neste dia, anunciou Manuel Jorge Valamatos, haverá autocarros para o transporte de pessoas para Rossio ao Sul do Tejo com partidas e chegadas na Esplanada 1º de Maio, em Abrantes, e a zona da Urbanização dos Plátanos, em Alferrarede.

A partir do dia 10 de junho, o palco principal das Festas de Abrantes passa para a Esplanada 1º de Maio (Largo do Tribunal), em Abrantes, onde irão atuar Mickael Carreira (dia 10), Bárbara Bandeira (dia 11), Luís Trigacheiro (dia 12), José Cid & Quinteto (dia 13), Hotplay – Tributo a Coldplay (dia 14) e Os Quatro e Meia (dia 15).

O Palco Jovem, na Praça Raimundo Soares (Lardo da Câmara), vai receber, entre outros os Beatbombers (DJ Ride e Stereossauro), no dia 11, Yellow Boom, dia 12, DJ Glue (Weasel), dia 13, e a Abrantes Night Party, dia 14, com o DJ Brix, DJ Di Rosato e DJ Mossy).

Na Praça Barão da Batalha vai estar instalado o Palco Tradições que, todos os dias das Festas de Abrantes, entre as 18h30 e as 21h, dará espaço às atuações dos nossos ranchos folclóricos, grupos de cantares, bandas filarmónicas e grupos musicais. Será também no Palco Tradições que se vão voltar a realizar as Marchas Populares da Associação de Reformados do Tramagal, da Companhia dos Alegres do Pego e do Centro de Dia de Rio de Moinhos.

Entre as novidades deste ano, está a criação do Espaço Famílias, no jardim da ESTA – Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, com várias atividades e espetáculos previstos para os mais novos, o Espaço Abrantes + doce, com a participação dos doceiros que integram a publicação com o mesmo nome, e o Espaço #visitAbrantes, de promoção e valorização turística do concelho, que contará com a participação de empresas do setor e produtores que proporcionam experiências imersivas.

As tasquinhas vão ocupar o Jardim da República onde também haverá um palco que terá animação todos os dias por onde passarão os Toc & Foge, Banda T, Street Band, Dora Maria, 4 ou 5, Toc´abrir e Tens Cóvir.

As Festas de Abrantes abrem oficialmente no dia 9 de junho, pelas 18h, com a inauguração da Feira de Artesanato que estará, à semelhança dos anos anteriores, no centro histórico da cidade.

As preocupações ambientais não foram esquecidas e este ano, pela primeira vez, as Festas de Abrantes vão ter copos reutilizáveis “para evitar o desperdício e combater os

milhares de copos de plástico que se usam todos os dias”, salientou Manuel Jorge Valamatos durante a apresentação do programa das Festas de Abrantes.

Durante as Festas de Abrantes 2022, as entradas no MIAA – Museu Ibérico de Arqueologia e Arte serão gratuitas e o aBUSa também terá utilização gratuita.

Nos sete dias de festa, haverá ainda um conjunto de atividades desportivas para todos os gostos e idades como o torneio de padel, voleibol de praia, torneio nacional de futebol de rua, torneio de sueca, downhill urbano, campeonato nacional de carrinhos de rolamentos, festival de canoagem e futebol de praia, entre outros.

“As Festas são um momento de proximidade, de ligação das pessoas, são um ponto de encontro e é tempo de nos encontrarmos”, concluiu o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Todos os eventos têm entrada livre.

O programa das comemorações do Dia da Cidade, a 14 de junho, será divulgado oportunamente, no entanto, o Presidente da Câmara Municipal de Abrantes avançou que a Galeria de Arte – Quartel vai ganhar uma nova dinâmica, como espaço dedicado aos artistas abrantinos, “onde poderão expor os seus trabalhos e realizar ateliês e oficinas”.

Todo o programa completo e detalhado estará disponível em breve no site da autarquia e na página de Facebook do Município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
CulturaDESTAQUE
Menu