1. Início
  2. DESTAQUE
  3. CHMT passa a garantir à população do Médio Tejo todos os exames de Imagiologia Cardíaca

CHMT passa a garantir à população do Médio Tejo todos os exames de Imagiologia Cardíaca

O CHMT – Centro Hospitalar do Médio Tejo passou a realizar internamente, nas suas instalações, todo o tipo de exames imagiológicos para o diagnóstico, avaliação e tratamento dos doentes com patologia cardíaca e cardiovascular.

Nos últimos dois anos, o CHMT investiu mais de três milhões de euros na aquisição e reforço de equipamentos de Imagiologia – dos quais, cerca de 230.000 euros foram investidos em Imagiologia Cardíaca, com vista a uma prestação de cuidados de saúde de excelência e numa lógica de proximidade.

Davide Severino, Cardiologista do CHMT foi o especialista responsável pela realização do primeiro ecocardiograma de sobrecarga farmacológica realizado nas instalações do CHMT, exame que passará agora a estar disponível para a avaliação dos doentes cardíacos da região do Médio Tejo, sem necessidade de quaisquer deslocações a entidades externas contratualizadas.

Um ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos. Já o ecocardiograma de sobrecarga farmacológica é um tipo de exame que usa medicamentos para provocar esforço cardíaco. Através da realização deste exame, torna-se possível obter informação morfológica e funcional sobre as câmaras (aurículas e ventrículos) do coração, válvulas e parede cardíacas e, em particular, sobre o estado das artérias coronárias, em condições de esforço controlado.

Até agora, a realização deste tipo de exame complementar de diagnóstico implicava a deslocação dos utentes para instituições de saúde privadas com as quais o CHMT tinha celebrado um protocolo de colaboração. No âmbito do projeto de Imagiologia Cardiovascular do serviço de Cardiologia do CHMT, ficou completa a possibilidade de realização de todos os métodos de imagem mais comumente usados na avaliação, diagnóstico e tratamento do doente cardíaco dentro das instalações do Centro Hospitalar, com ganhos de eficiência e comodidade para os utentes.

Comentando este marco assistencial do CHMT, Casimiro Ramos, Presidente do Conselho de Administração do CHMT, afirma: “Sabemos pela realidade das nossas três unidades e também pelo último estudo que caracterizou a população servida pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo, que as doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte da nossa região, à frente da doença oncológica. Com este reforço em meios de diagnóstico, queremos dar um sinal claro à população que servimos: estamos preparados com os melhores profissionais de saúde e equipados com todos os meios de diagnóstico da especialidade de imagiologia Cardíaca, para levar de mais e melhor saúde para a população do Médio Tejo.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
DESTAQUESaúde
Menu