1. Início
  2. Ação Social
  3. Tirar férias para ajudar: três enfermeiros do CHMT estão ajudar a ONG em Moçambique

Tirar férias para ajudar: três enfermeiros do CHMT estão ajudar a ONG em Moçambique

José Carlos Catarino, enfermeiro do Serviço de Medicina Intensiva da Unidade de Abrantes do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a sua esposa, Paula Elias, que trabalha na enfermaria da Medicina II do mesmo Hospital, e Manuela Gaspar, enfermeira do Bloco Operatório na mesma instituição, são três profissionais de saúde do CHMT que têm estado na linha da frente no combate à pandemia ao longo dos últimos dois anos, prestando assistência aos doentes infetados pela COVID-19.

Durante este mês de março, estes três “guerreiros” decidiram tirar 15 dias de merecidas férias e até escolheram um destino paradisíaco no mapa – a cidade de Chimoio, capital da Província de Manica, no interior de Moçambique, junto à fronteira do Zimbabué, onde se situa o Monte Binga, o ponto mais alto do país, com as suas deslumbrantes paisagens. Mas o verbo ajudar, nas suas vidas, nunca arruma as malas, e a solidariedade acabou por carimbar o passaporte com uma tinta indelével feita de espírito de missão.

Nestas últimas duas semanas, os três enfermeiros do CHMT embarcaram numa grande aventura e vão contribuir, no terreno, para programas de desenvolvimento social da “The Big Hand”, uma organização não-governamental para o desenvolvimento que promove o bem-estar das crianças que vivem em condições desfavoráveis, com especial atenção para as meninas órfãs, garantindo o seu acesso à educação, cuidados de saúde e nutrição, a água e saneamento básico.

Os enfermeiros do CHMT estão neste momento a dar apoio a uma operação de vacinação de crianças em idade escolar, e também a ajudar a remodelar o berçário para os mais pequenos terem um espaço mais colorido e confortável para aprender a ler e a escrever. Como a saúde é a sua vida, levaram na bagagem diversos materiais para ajudar um apetrechar um posto clínico e ministrar formação em primeiros socorros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
Ação SocialDESTAQUESaúde
Menu