O projeto “Cuidar para Nascer” foi retomado esta segunda-feira. Esta iniciativa tem como objetivo dar a conhecer a Maternidade do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) às grávidas/casais que assim podem saber mais sobre a capacidade assistencial do CHMT nesta área.
Visa também promover um contato direto com os enfermeiros especialistas em saúde materna e obstétrica que irão acompanhar as futuras mamãs e papás nesta etapa. Desta forma procura-se estabelecer uma relação de proximidade e confiança entre todos, afastando receios, preocupações e ansiedade que naturalmente podem existir nesta nova fase das suas vidas.
O encontro realizou-se de forma presencial e contou com uma visita guiada, em pequenos grupos, à Maternidade. Cumprindo todas as contingências impostas ainda pela pandemia por COVID-19.
Foram abordados os seguintes temas:
– Constituição da equipa do serviço de obstetrícia/neonatologia;
– Informação sobre circuitos que a grávida/acompanhante realizam desde a admissão no serviço;
– Informação sobre práticas hospitalares que promovem o parto positivo enfatizando questões como mobilidade em trabalho de parto, importância do contato pele a pele, amamentação na primeira hora de vida e alojamento conjunto mãe/bebé durante o internamento;
– Discussão/esclarecimento de dúvidas colocadas pelos casais de modo a que estes se sintam confiantes e tranquilos de forma a promover uma experiência positiva de gravidez, parto e pós, parto.
Estes encontros passam a realizar-se às terceiras segundas-feiras de cada mês, depois da interrupção de quase dois anos devido à pandemia por COVID-19. O que quer dizer que o próximo é já no dia 18 de abril. Se deseja participar basta inscrever-se através do email: maternidade@chmt.min-saude.pt
Os encontros realizam-se na Biblioteca da Unidade de Abrantes do CHMT, uma vez que a maternidade do CHMT se localiza nesta unidade hospitalar.