1. Início
  2. Ação Social
  3. Médio Tejo recebeu mais 84 refugiados, no âmbito da Missão Humanitária

Médio Tejo recebeu mais 84 refugiados, no âmbito da Missão Humanitária

A região Médio Tejo recebeu este sábado 84 cidadãos de nacionalidade ucraniana, no âmbito da missão humanitária que conta com a colaboração do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT).

Os refugiados que agora chegam a Portugal fazem parte da segunda caravana de ajuda humanitária organizada pelos 13 municípios do Médio Tejo, a qual saiu de Portugal na madrugada de dia 14, com objetivo de resgatar refugiados de guerra ucranianos junto à fronteira da Polónia com a Ucrânia.

Depois de cerca de cinco dias de viagem e mais de 6.000 quilómetros percorridos, os dois autocarros com seis motoristas e duas enfermeiras, uma das quais enfermeira do CHMT e cidadã ucraniana – Oksana Zrazhevska – e os 84 refugiados foram recebidos no Palácio dos Desportos em Torres Novas por diversas entidades públicas da Região do Médio Tejo.

Posteriormente foram avaliados e testados à COVID-19 por diversos profissionais de saúde do CHMT, tendo sido prestados os cuidados de saúde que se tenham revelado necessários. A comunicação foi facilitada com a colaboração de diversas cidadãs ucranianas, voluntárias, que residem na Região do Médio Tejo e fizeram questão de colaborar neste acolhimento.

Tal como havia acontecido com a primeira caravana de refugiados, que chegou na passada quinta-feira, também estes cidadãos ucranianos contaram com a solidariedade de diversos profissionais do CHMT. Estes uniram-se, de forma espontânea, para doar roupa, calçado e brinquedos.

Destes cerca de cinco dias de viagem é certo que ficam muitas memórias e recordações, mas o que mais marcou os integrantes desta missão foia gratidão de todos quantos agora têm em Portugal um lugar seguro para viver. Gratidão de certa forma traduzida nos desenhos e no retrato que fizeram da enfermeira Oksana Zrazhevska com a palavra “obrigado” escrita em ucraniano, feitos como forma de agradecimento às enfermeiras e motoristas pelas crianças que faziam parte de grupo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
Ação SocialDESTAQUE
Menu