1. Início
  2. DESTAQUE
  3. Câmara Municipal de Abrantes avança com candidatura para centro de interpretação da ribeira de Alcolobre

Câmara Municipal de Abrantes avança com candidatura para centro de interpretação da ribeira de Alcolobre

O edifício da antiga escola primária do Crucifixo, na freguesia de Tramagal, vai voltar à propriedade da Câmara Municipal de Abrantes com o objetivo de ser o município a promover a requalificação deste espaço e a transformá-lo no centro de interpretação da ribeira de Alcolobre. Será o ponto de partida para um percurso pedestre que potencializará todo o valor patrimonial da ribeira, preservará a biodiversidade existente, fomentando a atratividade turística da freguesia de Tramagal, agregado à Grande Rota 12 E7, Caminho do Tejo. O projeto global está estimado em €150.000,00, tendo sido apresentada candidatura para financiamento do projeto ao programa “Renovação de Aldeias”, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020, gerido localmente pela Tagus –  Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.

O espaço da antiga escola estava cedido à Junta de Freguesia, através de protocolo, tendo sido apresentada uma candidatura a programa comunitário para o converter em albergue. No entanto, já após a aprovação, devido a uma alteração relativa à componente nacional, optou-se pela desistência da candidatura. Em consonância com o executivo da Junta de Freguesia de Tramagal, foi declarada a renúncia ao referido protocolo, formalidade ratificada na reunião do executivo municipal realizada no dia 25 de janeiro de 2022.

Ativo natural e arqueológico, a ribeira de Alcolobre marca o limite entre os concelhos de Abrantes (freguesia de Tramagal) e Constância (freguesia de Santa Margarida da Coutada) e desagua na margem esquerda do rio Tejo. Recentemente, a Direção-Geral do Património Cultural anunciou o arranque do processo de classificação do Sítio Arqueológico de Alcolobre, onde já foi descoberto um forno, umas termas e um balneário romanos, uma necrópole e uma barragem/represa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
DESTAQUETramagal
Menu