1. Início
  2. Cultura
  3. Festival de Filosofia está de regresso a Abrantes

Festival de Filosofia está de regresso a Abrantes

A interação entre a “Cidade e a Arte” é o tema central do Festival de Filosofia de Abrantes que vai realizar-se de 18 a 20 de novembro, regressando ao modelo presencial, organizado pela Câmara Municipal e com o alto patrocínio do Presidente da República.

Durante três dias, pensadores, académicos, artistas e investigadores nacionais vão pensar e debater de forma aberta o papel da arte, nas suas múltiplas disciplinas, na tensão dialética entre a sua realidade e o contexto social. O Festival, cujos painéis decorrem no Edifício Pirâmide, abre no dia 18 com uma intervenção do Presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos.

O programa integra painéis que, a partir do tema central, abordarão várias temáticas: Arte, política e sociedade; Literatura, artes e transformação do mundo; Arte, educação e compromisso comunitário; Cuidar, expor e emocionar: a arte e os museus; Filosofia e arte da paisagem e do jardim; Arte, urbanismo e transformação social; Arte, cultura, território e comunicação. Haverá ainda lugar para uma comunicação livre que abordará a ideia de cultura e de arte como expulsão e hospitalidade e uma conferência com jovens filósofos. A par dos painéis, o programa inclui a realização de sessões de Filosofia para crianças das escolas, na Biblioteca Municipal António Botto. Na biblioteca e no Edifício Pirâmide haverá uma feira do livro de Filosofia.

O Festival encerra com o espetáculo de poesia “Para atravessar contigo o deserto do mundo”, com Pedro Lamares e Lúcia Moniz, a realizar na Biblioteca Municipal António Botto. Trata-se de uma performance feita a partir da amizade e cartas trocadas entre Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.

Este Festival tem como objetivo convocar os cidadãos à reflexão, marcar posição sobre as problemáticas do mundo atual, incentivando e valorizando a reflexão crítica.

A entrada para as conferências é livre em todos os painéis e não carece de inscrição prévia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
CulturaDESTAQUESociedade
Menu