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Projeto T_CODE desenvolve competências nos alunos do 3º e 4º ano das escolas de Abrantes

Chama-se T_CODE e foi apresentado esta quarta-feira, dia 7 de julho, no Centro Escolar Maria Lucília Moita, em Abrantes, na presença do Secretário de Estado para a Transição Digital, André Azevedo.


O T_CODE é um projeto único no país que leva aos alunos do 3º e 4º ano de escolaridade um contacto mais direto com a linguagem digital e onde, através de equipamentos adquiridos especificamente para o efeito, os alunos, com 8 ou mais anos de idade, aprendem programação e automação em ambiente descontraído e de diversão.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André Azevedo, acompanhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, assistiram a uma aula com alunos do 4º ano da Escola Maria Lucília Moita onde interagiram com os alunos e comprovaram o entusiamo nestas aulas que estimulam a literacia digital, a criatividade e o trabalho em equipa.


“Abrantes já estava no radar do nosso Ministério porque conhecemos o trabalho de forte aposta do Município na tecnologia, nos últimos anos, e levo daqui esta aposta nas crianças, que são o nosso futuro e que têm de ser capacitadas o mais cedo possível e estimuladas para a importância do digital”, destacou André Azevedo afirmando ainda que o T_CODE é um exemplo e “esperamos replicar este projeto noutros locais do nosso país”.

Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, salientou que “com este projeto que está a ser desenvolvido nas nossas escolas desde 2018, percebemos que os alunos ficam mais preparados para matérias como a matemática e o português e é isso que pretendemos: dar as boas condições aos nossos alunos para que fiquem motivados”.
Maria João Galvão, professora do 4º ano da Escola Maria Lucília Moita e que tem estado envolvida no T_CODE desde o início, testemunhou a importância deste projeto nos alunos referindo que “é um estímulo para as crianças, desenvolve muito o raciocínio dos alunos”.

Na ocasião, foram vários os alunos que afirmaram ser esta a sua disciplina favorita. Guilherme Padinha, aluno do 4º ano, refere que a participação no T_CODE “foi uma ótima experiência, gostei muito porque me ensinou a mexer nos computadores, que vai ser preciso na minha vida futura”. Homero Cardoso, técnico do Tagusvalley e coordenador do T_CODE, explicou que “este projeto nasce da ideia de levar para as escolas os recursos e a capacitação de forma a que não sejamos só meros utilizadores da tecnologia, mas que saibamos dominá-la”.

No ano letivo 2020/2021, o projeto T_CODE envolveu todas as turmas do 3º e 4º anos das 13 escolas dos dois Agrupamentos do Concelho de Abrantes, num total de 27 turmas, 434 alunos, cerca de 30 professores e quatro técnicos do Tagusvalley – Parque de Ciência e Tecnologia.

Financiado exclusivamente pelo orçamento da Câmara Municipal, o projeto T_CODE é resultado da parceria entre o Município, Agrupamentos de Escolas, Tagusvalley e Fundação Raspberry Pi. Já no próximo ano letivo, perspetiva-se o alargamento deste projeto aos alunos do 2º Ciclo de escolaridade e dos Cursos Profissionais.

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Categoria(s): Educação
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