1. Início
  2. Cultura
  3. BIA muda nome para Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”

BIA muda nome para Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”

A BIA vai passar a chamar-se Biblioteca Itinerante de Abrantes “José Diniz”, em homenagem à figura incontornável da sociedade abrantina, homem da cultura, figura carismática que foi dinamizador da biblioteca itinerante da Fundação Calouste Gulbenkian durante mais de 30 anos, na segunda metade do século XX, falecido a 11 de janeiro de 2021.

A proposta foi aprovada por unanimidade na última reunião de Câmara, realizada dia 23 de fevereiro, indo ao encontro da vontade expressa pelo Executivo e reforçada pela iniciativa de um grupo de cidadãos, que teve como porta voz o médico abrantino José Tavares. Para além de homenagear José Diniz, a inscrição do seu nome na carrinha itinerante que leva livros aos lugares mais remotos do Concelho, reforçará ainda mais o papel decisivo de democratização da leitura e de coesão territorial da Biblioteca Itinerante de Abrantes, agora também potenciada com o atendimento itinerante do serviço de atendimento municipal, a par com a Carrinha do Cidadão. Evocará a memória deste notável abrantino e honrará o seu legado para as sucessivas gerações de leitores, bem como o seu decisivo papel no universo das “bibliotecas-móveis” em Portugal.

José Joaquim César da Cruz Diniz, nasceu na freguesia de S. João, em Abrantes, em 17 de setembro de 1933 e faleceu a 11 de janeiro de 2021, em Coimbra, com 87 anos.Para além do amor que nutria à sua terra, Abrantes, sublinhe-se a importância da sua atividade na Biblioteca Itinerante nº 32, a partir de 1963, que o tornou uma figura de referência nos concelhos de Abrantes, Sardoal, Mação, Vila de Rei, Ponte de Sor, Gavião e, mais tarde, Constância, para sucessivas gerações de leitores.

Alguns são hoje notáveis portugueses, como José Luís Peixoto, de Galveias (Ponte de Sor) e nascido em Abrantes, que afirma ser escritor devido à sua influência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
CulturaDESTAQUE
Menu