1. Início
  2. Cultura
  3. Câmara Municipal de Abrantes/Biblioteca Municipal António Botto realiza “Abrantes a Ler: Concurso Municipal de Leitura”

Câmara Municipal de Abrantes/Biblioteca Municipal António Botto realiza “Abrantes a Ler: Concurso Municipal de Leitura”

Com o objetivo de estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e do secundário, a Câmara Municipal de Abrantes/Biblioteca Municipal António Botto vai realizar o Abrantes a Ler: Concurso Municipal de Leitura. Este concurso vai realizar-se em duas fases distintas: a primeira será a fase escola, que terá lugar nas escolas do concelho de Abrantes, e a segunda a fase municipal, que se realizará online, a partir da Biblioteca Municipal António Botto, no próximo dia 9 de fevereiro. Nesta prova oral, que será realizada através de uma plataforma digital, estarão presentes os membros do júri do concurso e será composta por dois momentos: prova de leitura de excerto, em que será tida em conta a audibilidade, articulação, ritmo e postura corporal; sendo que no segundo momento, realizar-se-á a prova de argumentação, em que será colocada uma questão aberta ou uma citação para comentar sobre a obra lida, que deverá ser respondida entre 2 a 4 minutos. Cada um dos membros do júri pontuará as prestações dos concorrentes, tendo em conta o conhecimento da obra, a organização das ideias, audibilidade, ritmo, criatividade e postura corporal.

O concurso irá apurar os três primeiros classificados em cada escalão, sendo que a fase que segue à municipal, em Abrantes, será a intermunicipal, culminando na grande final nacional, uma vez que esta edição do Abrantes a Ler se integra no Concurso Nacional de Leitura 2020/2021.Numa parceria com o Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes, o Agrupamento de Escolas Nº 2 e a EPDRA – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes, este concurso está inserido no projeto de promoção da leitura para públicos infanto-juvenis e pretende formar leitores, estimulando nos concorrentes o gosto pela leitura e o contacto com os livros.

Para o concurso, foram selecionadas as seguintes obras:

  • 1º ciclo do ensino básico: A menina que queria salvar os livros, de Klaus Hagerup, com ilustrações de Lisa Aisato, da editora Nuvem das Letras
  • 2º ciclo do ensino básico: Vinte cinco a sete vozes, de Alice Vieira, com ilustrações de Filipe Abranches, da Editorial Caminho
  • 3º ciclo do ensino básico: O lado selvagem, de Jon Krakauer, da Editorial Presença
  • Ensino secundário: A distância entre nós, de Rachel Lippincott, com Mikki Daughtry e Tobias Iaconis, da Editorial Presença.

Serão atribuídos prémios a todos os concorrentes, bem como certificados de participação.Mais informações e regulamento no site da Biblioteca Municipal António Botto em www.bmab.cm-abrantes.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
CulturaDESTAQUE
Menu