1. Início
  2. DESTAQUE
  3. Abrantes assinala 91º aniversário do nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo

Abrantes assinala 91º aniversário do nascimento de Maria de Lourdes Pintasilgo

Maria de Lourdes Pintasilgo nasceu em Abrantes a 18 de janeiro de 1930. Foi a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra em Portugal. Durante o dia de ontem foram muitas as homenagens de Abrantinos nas redes sociais, com particular destaque para as diversas publicações nas plataformas digitais do Município de Abrantes em que foi salientada a “dedicação à causa pública” assim como a ligação a movimentos de mulheres ou estudantis” da mulher que liderou o V Governo Constitucional, de 31 de julho de 1979 a 3 de janeiro de 1980, na III República Portuguesa, e que foi candidata às eleições presidenciais em 1986.

O município de Abrantes partilhou um vídeo dedicado à abrantina, produzido pela Associação FEM – Feministas em Movimento.

Neste dia dedicado a Maria de Lourdes Pintasilgo, o município de Abrantes apresentou o vídeo sobre o livro “Maria de Lourdes: curiosa e brilhante”, da autoria de Rosabela Afonso, com ilustrações de Sara Afonso, da editora ORO (Caleidoscópio). “Pudesse ela cumprir os seus ideais e o país, quiçá o mundo, hoje seria bem melhor. Lutou com uma força e capacidade de trabalho que causava a admiração de quem a conhecia e com ela trabalhava”.

Maria de Lourdes Pintasilgo faleceu a 10 de julho de 2004, em Lisboa, aos 74 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
DESTAQUEPolítica
Menu