1. Início
  2. DESTAQUE
  3. Autoridade de Saúde errou na contabilização de infetados em Abrantes

Autoridade de Saúde errou na contabilização de infetados em Abrantes

A inclusão de Abrantes na lista dos concelhos com risco muito elevado de contaminação de Covid-19 surpreendeu a autarquia de Abrantes bem como a população do concelho. Em causa estavam o número de contágios divulgados diariamente pela Saúde Pública do Médio Tejo durante o período sinalizado para a atribuição dos novos estatutos de risco.

De acordo com esses números, o concelho de Abrantes não atingia os parâmetros previstos para ser considerado como concelho de “risco muito elevado”. Disso mesmo deu conta, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Mais tarde, veio o esclarecimento público e oficial por parte da delegada de Saúde Pública do Médio Tejo, que assumiu publicamente o erro na contabilização de infetados nos período em causa. De acordo com a delegada de saúde, “todos os casos de doentes no concelho de Abrantes, foram alvo de avaliação de risco e acompanhados os seus contactos de acordo com as normas da DGS, contudo não tinham sido traduzidos em números no Resumo Infográfico diário”.

O total de casos ascende às 203 pessoas, o que na ponderação de casos por 100 mil habitantes corresponde a 570 casos, ficando dentro dos limites em que se enquadram os concelhos de risco muito elevado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fill out this field
Fill out this field
Por favor insira um endereço de email válido.
You need to agree with the terms to proceed

Categoria(s):
DESTAQUESaúde
Menu