No passado Domingo, o Canil Intermunicipal de Abrantes, Constância e Sardoal abriu portas à comunidade, no âmbito do Dia Mundial do Animal, dando os amigos que esperam vir a ter a breve trecho um novo lar. Uma oportunidade para dar a conhecer também o espaço renovado, alvo de intervenções nos últimos meses no sentido de aumentar as condições e capacidade de acolher animais abandonados.
Um investimento total de cerca de 110.000,00€ nos trabalhos de remodelação e ampliação deste equipamento que permitiram criar “um novo espaço, uma nova dinâmica” e ampliar a capacidade de 16 para 32 boxes para 140 cães. Para gatos, estão disponíveis seis boxes (capazes de acolher 20 felídeos).
Numa breve cerimónia que assinalou a data, Manuel Jorge Valamatos, Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, referiu também o papel da ADACA que, ao longo dos últimos anos, teve a gestão do espaço. “Quando o canil foi feito houve um protocolo com essa associação, que de forma dedicada fez o seu trabalho ao longo de muitos anos. No entanto, por via da própria legislação, obrigou-nos a repensar a forma de gerir o canil/gatil intermunicipal”, explicou o autarca.
Uma cerimónia que ficou marcada pela entrega de leitores de chip à GNR e PSP, um instrumento que vai permitir, de acordo com Manuel Jorge Valamatos, “perceber rapidamente quem é o dono do animal, se o animal tem chip ou não, e por via disso dar uma resposta mais célere”.