A Câmara Municipal de Abrantes anunciou a celebração de Contratos Interadministrativos com seis juntas de freguesia do concelho, para suporte financeiro à realização de transportes escolares durante o ano letivo 2020/2021, que inclui também as deslocações às consultas do programa de saúde oral ou para participação noutras atividades fora do contexto de sala de aula, desde que organizadas pela Câmara.
Um investimento superior a 116 mil euros e que beneficiará 46 turmas.
A funcionar em todos os estabelecimentos de ensino do 1º ciclo do ensino básico, as AEC’s decorrem em período complementar ao da atividade letiva, das 16 às 17h00, tendo a duração de 5 horas semanais. Não se trata de uma extensão das aulas ministradas no horário letivo, mas constituem sim atividades pedagogicamente ricas ligadas à aquisição de competências básicas, constituindo um apoio às escolas, aos alunos e particularmente às famílias, adaptando os tempos de permanência dos alunos na escola às necessidades dos núcleos familiares.
A Câmara Municipal, em colaboração com os dois agrupamentos de escolas, constitui-se como entidade promotora deste programa, estando a sua operacionalização a cargo de associações de pais ou associações locais, sendo que neste ano-letivos estão constituídas 46 turmas.
Estas atividades de caracter prioritariamente lúdico são disponibilizadas gratuitamente pelo Ministério da Educação. Os encarregados de educação podem optar, ou não, pela sua frequência, já que a mesma não é obrigatória.
No Concelho de Abrantes, estas atividades são feitas em diálogo e articulação com os dois agrupamentos de escolas e as entidades que fazem a gestão das atividades e enquadram-se no âmbito do Projeto Educativo Municipal, nomeadamente no objetivo de fomentar a aprendizagem de atividades nas áreas artísticas, científica, cultural e tecnológica, através do aumento de 10% do número de alunos a frequentar estas atividades. Essa preocupação está também refletida na linha de atuação da prevenção do abandono escolar, através da promoção da igualdade no acesso ao ensino.