Para o novo ano letivo, que principia esta semana, a Câmara Municipal de Abrantes anunciou que vai manter a “educação como um pilar fundamental da sua estratégia e, assim, efetuar um investimento próximo dos cinco milhões de euros”. Um valor reforçado, em grande parte, pela transferência de competências na área da Educação.
No apoio mais direto às famílias, a Câmara Municipal de Abrantes vai fazer um investimento de 1,6 milhões de euros em refeições escolares, transporte escolar, atividades de animação e apoio à família no pré-escolar, atividades de enriquecimento curricular e auxílios económicos. Já na Comunidade Educativa vai ser dada continuidade aos prémios de mérito, ao enriquecimento de competências com o projeto T-Code/ Competências Digitais, Projeto Educativo Municipal e o Projeto Amigos do Ziki bem como às bolsas de estudo para o ensino superior.
Na gestão e funcionamento diário das escolas e nas suas infraestruturas físicas e humanas serão investidos cerca de 3 milhões de euros durante este ano letivo. Paralelamente, a Câmara Municipal de Abrantes está a realizar um investimento superior a 3,5 milhões de euros na Construção do Centro Escolar de Abrantes.
Serão ainda realizados dois outros grandes investimentos no parque escolar: a requalificação da escola Básica e Secundária Octávio Duarte Ferreira em Tramagal e a construção da nova Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, a instalar no Tagusvalley – Parque Tecnológico do Vale do Tejo. Duas infraestruturas que perfazem um investimento total de 4,5 milhões de euros.